Rede de segurança para jovens em Bremen: Abertura de novo grupo residencial!
Em 1º de setembro de 2025, o Johanniter abriu um grupo residencial em Bremen para jovens problemáticos e com diversas restrições.

Rede de segurança para jovens em Bremen: Abertura de novo grupo residencial!
No dia 1º de setembro deste ano, a Johanniter Youth Welfare (Joju) inaugurou um novo grupo residencial em Bremen, que pretende servir de refúgio seguro para crianças e jovens com estresse psicológico, emocional ou físico. A necessidade é grande: muitos desses jovens já passaram por diversos tipos de moradia e não conseguiram permanecer ali permanentemente. A nova instalação tenta agora oferecer-lhes uma perspectiva real, como relata [Weser-Kurier].
A unidade está localizada no Medicum na Züricher Straße e oferece um total de 13 vagas de internação para adolescentes de 10 a 17 anos, embora em casos excepcionais também seja possível atendimento até os 21 anos. Atualmente ali residem cinco jovens, apoiados por uma equipa de cuidados intensivos de dois especialistas por criança. É dada especial atenção às necessidades individuais das crianças, que muitas vezes têm diagnósticos complexos, incluindo autismo, esquizofrenia ou transtorno do espectro alcoólico fetal (FASD).
Um projeto de paixão com muitas facetas
A equipa será constituída de forma gradual: os 18 colaboradores actualmente empregados passarão a cerca de 30, contando com a participação de especialistas com talentos especiais, seja na música ou no artesanato. Isto faz parte da abordagem educacional, que visa promover limites comunitários e individuais entre os residentes. Nos quartos espaçosos e sem barreiras, as crianças têm à sua disposição apartamentos, retiros e áreas comuns.
Além do design do espaço habitacional, o apoio na vida cotidiana desempenha um papel central. A assistência escolar, a oferta escolar alternativa, bem como as atividades criativas e artesanais garantem que os jovens não são apenas cuidados, mas também ativamente integrados na sociedade. O objetivo do mecanismo é ajudar crianças e jovens a superarem crises em conjunto e deixar-lhes claro que, apesar das suas dificuldades, têm um lugar na sociedade.
Suporte abrangente por meio de assistência à integração
Um aspecto fundamental desta iniciativa é a assistência à integração prestada a crianças, adolescentes e jovens com deficiência mental. Você tem direito a diversos benefícios que visam ajudar a garantir sua participação na vida social. Estas incluem, entre outras coisas, reabilitação médica, ajuda na escolaridade adequada e ofertas de apoio à formação profissional, como explicam com urgência o [Portal da Família] e a [Betanet].
O apoio ocorre em diversas formas, como ajuda ambulatorial, creches e formas de vida em regime de internamento. Um pedido de assistência à integração pode simplesmente ser apresentado ao serviço responsável pelo bem-estar dos jovens. Em seguida, verifica-se se os requisitos para financiamento são atendidos, o que geralmente requer a opinião profissional de um médico ou psicoterapeuta.
Com o novo grupo residencial em Bremen, o Johanniter Youth Welfare não se concentra apenas no apoio individual, mas também dá um importante contributo para a aceitação social de crianças e jovens com deficiência mental. Se tudo correr bem, estes jovens poderão enveredar por novos caminhos na vida e finalmente receber o apoio de que necessitam. Os responsáveis em Bremen também veem o projeto como um modelo que já poderia ser implementado antes das mudanças profundas na Lei de Fortalecimento da Criança e da Juventude de 2028.