Reforma eleitoral na Baixa Saxônia: Três novos distritos para 2027!
Em 13 de outubro de 2025, o SPD planeja uma reforma dos círculos eleitorais na Baixa Saxônia. Novos círculos eleitorais serão criados pelas eleições estaduais em 2027.

Reforma eleitoral na Baixa Saxônia: Três novos distritos para 2027!
Nos próximos anos, muita coisa acontecerá na Baixa Saxónia no que diz respeito aos círculos eleitorais. Os partidos do governo, SPD e Verdes, apresentaram uma proposta que aumentaria o número de círculos eleitorais de 87 para 90. Este projecto segue uma decisão do Tribunal do Estado da Baixa Saxónia, que afirma que os círculos eleitorais existentes já não correspondem às actuais condições populacionais. Neste contexto, é necessária uma reforma para adaptar a dimensão dos círculos eleitorais ao princípio da igualdade eleitoral, tal como n-tv relatado.
A sentença, proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado em 16 de dezembro de 2024, decidiu que a concepção dos círculos eleitorais violava o artigo 8.º da Constituição da Baixa Saxónia. Um desvio dos círculos eleitorais de mais de 15 por cento em comparação com a média de cerca de 69.710 eleitores elegíveis só é permitido em casos excepcionais. Mas os números actuais da população mostram que 33 dos 87 círculos eleitorais se desviam significativamente desta média - em alguns casos em mais de 25 por cento. Isto será agora utilizado como uma oportunidade para rever novos regulamentos até às próximas eleições estaduais em 2027 e, se necessário, para criar novos círculos eleitorais.
Reorganização de círculos eleitorais
O foco da reestruturação é o noroeste da Baixa Saxónia, onde serão criados três novos círculos eleitorais: Rastede/Varel, Nordhorn e Vechta-Süd. Dos 49 círculos eleitorais que serão alterados no geral, são conhecidos Braunschweig-Süd/Peine-Ost, Duderstadt e Göttingen/Münden, bem como vários outros. Embora 38 círculos eleitorais permaneçam inalterados, estas mudanças afetam particularmente os círculos eleitorais da CDU e dos Verdes. Dos 58 círculos eleitorais do SPD, 30 são afetados, enquanto todos os 3 círculos eleitorais Verdes estão em debate. As informações mais detalhadas são fornecidas por landeswahlleiter.niedersachsen.de oferecido.
Por exemplo, no círculo eleitoral de Aurich, que está actualmente 26 por cento acima da média, a dimensão do círculo eleitoral poderia ser corrigida através da reclassificação dos municípios. No total, há necessidade de acção em 32 círculos eleitorais, o que poderá resultar em reacções em cadeia para muitos outros círculos eleitorais. A CDU, por sua vez, expressou preocupação de que a criação de novos círculos eleitorais pudesse inchar o parlamento estadual, o que seria feito através de mandatos pendentes e compensatórios, explicou dieniedersachsen.de.
Previsões eleitorais e desenvolvimentos futuros
As próximas eleições estaduais da Baixa Saxônia estão marcadas para julho, no mínimo, e para novembro de 2027, o mais tardar. O SPD, que venceu as últimas eleições em 2022 com 33,4 por cento dos votos, já enfrenta o desafio de adaptar a sua estratégia eleitoral às novas circunstâncias. O número médio de eleitores elegíveis por círculo eleitoral é atualmente de 69 710 e a possibilidade de desequilíbrios poderá não só influenciar os números eleitorais, mas também a estabilidade do cenário político na Baixa Saxónia.
Há muito para acompanhar neste momento emocionante de mudança. Os partidos políticos certamente encontrarão abordagens diferentes para lidar com os desafios e oportunidades apresentados pelo processo de redistritamento. Dadas as próximas eleições, será emocionante ver como serão compostas as forças políticas na Baixa Saxónia.